Federação de Pedagogia Curativa

 

A missão da Federação é promover a integração entre as próprias entidades, a sociedade e outros trabalhos afins, facilitar o desenvolvimento das mesmas, realizar parcerias e divulgar a Pedagogia Curativa e a Terapia Social no Brasil.


A Federação das Entidades de Pedagogia Curativa Antroposófica e Terapia Social do Brasil ou como é mais conhecida:   Federação de Pedagogia Curativa é composta atualmente por representantes de 10 instituições filiadas, que atendem   crianças, jovens e adultos com deficiências.

Os trabalhos oferecidos pelas instituições são todos orientados pela Antroposofia, ciência espiritual desenvolvida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1925).

A Federação promove discussões de temas comuns às instituições, oferece algumas capacitações para os profissionais e também apóia iniciativas em processo de implantação, oferecendo orientação e acompanhamento.

 

 Resumo dos Principais Objetivos:

·          Reunir e disponibilizar informações, ferramentas e serviços que facilitem e promovam a melhoria e crescimento das instituições filiadas, por meio de parcerias, cursos e projetos.

·          Ampliar e melhorar a comunicação entre elas e com a sociedade de modo geral.

·          Promover a representatividade, sempre que possível, deste movimento em eventos ligados à esta causa. Apoiar e facilitar a capacitação de profissionais das instituições.

·          Promover e organizar palestras, discussões e cursos com temas ligados à pedagogia curativa ou à pessoa com deficiência.

·          Facilitar e apoiar a publicação de livros, artigos, revistas e outros.

 

 A Federação brasileira é filiada à Sessão de Pedagogia Curativa Mundial, que por sua vez, é uma das áreas da Sessão de Medicina Antroposófica do Goetheanum em Dornach, Suíça.
Site
: www.khsdornach.org 

 

 

 

 

Federação  das  Entidades  de  Pedagogia  Curativa  Antroposófica  e  Terapia  Social  do  Brasil